Destacamos a importância em nossa trajetória rumo à fundação do CPPA, a significativa participação do Psicanalista Paulo Roberto Ceccarelli que nos acompanha desde os anos noventa transmitindo a psicanálise no Pará e que, como membro do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) promoveu o feliz encontro entre o este e o Núcleo de Estudos Freudianos. Ressaltamos também o apoio da Psicanalista Ana Cristina Teixeira da Costa Salles, a época presidente do CPMG, que nos acolheu e nos proporcionou este vínculo, desde 2010 e que se somou a nós, como sócia fundadora do CPPA entre 2016 a 2021. Sempre contribuiu na transmissão da psicanálise e na escuta psicanalítica em Belém.
Em agosto de 2011 iniciamos um sólido e profícuo trabalho com CPMG para transmissão e formação em Psicanálise em nossa região. Esse trajeto proporcionou a fundação do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA) e sua filiação ao Círculo Brasileiro de Psicanálise.
O CPPA congrega hoje dez sócios em torno de atividades de Formação e transmissão da Psicanálise que abrangem cerca de cinquenta profissionais cursando a Formação de Psicanalistas.
Para chegarmos aqui, precisamos nos remetermos ao XXI Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise, em Porto Alegre, em julho de 2015, em que o Núcleo de Estudo Freudianos (NEF) delegou à psicanalista Elizabeth Levy a missão de realizar um contato com o Circulo Brasileiro para demonstrar nosso interesse em nos filiarmos. A reunião foi realizada entre Elizabeth Samuel Levy, Paulo Roberto Ceccarelli e Ana Cristina Teixeira da Costa Salles com o Presidente do Circulo Brasileiro de Psicanálise (CBP), na pessoa do psicanalista Ricardo Azevedo Barreto, que, aliás, tem nosso reconhecido agradecimento, pois se mostrou sempre disponível e bastante solícito em nos ajudar.
Na ocasião deixamos firmemente acertados, tanto nosso desejo, como seu apoio para a constituição de uma nova filiada. A partir daí realizamos uma atividade intensa de planejamento para a fundação do CPPA e a oferta de Formação de Psicanalista, em curso a ser regido pelas normas estatutárias, regimentais, princípios e orientação geral próprias, entendendo que a formação psicanalítica se faz no tripé freudiano, estudo teórico, supervisão da prática e análise pessoal. Mais uma vez contamos com o apoio incansável de Paulo Roberto Ceccarelli que com sua experiência nos abalizou rumo à construção do CPPA.
O CPPA é associado à International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS).
Elizabeth Samuel Levy Lattes
Helena Maria Melo Dias Lattes
Ana Cleide Guedes Moreira Lattes
Paulo Roberto Ceccarelli Lattes