Mensagem da Diretoria

O Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA) é a sétima federada associada ao Círculo Brasileiro de Psicanálise fundado em dezembro de 2016. Estamos honrados de somar ombro a ombro com aqueles que sustentam o legado de Sigmund Freud.

 

Fundar o Círculo Psicanalítico do Pará é um desejo que nos move há muito tempo. Com este objetivo vimos nos reunindo como um grupo de estudos de Psicanálise, o Núcleo de Estudos Freudianos, (NEF) desde 2010.

Início

 

Destacamos a importância em nossa trajetória rumo à fundação do CPPA, a significativa participação do Psicanalista Paulo Roberto Ceccarelli que nos acompanha desde os anos noventa transmitindo a psicanálise no Pará e que, como membro do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) promoveu o feliz encontro entre o este e o Núcleo de Estudos Freudianos. Ressaltamos também o apoio da Psicanalista Ana Cristina Teixeira da Costa Salles, a época presidente do CPMG, que nos acolheu e nos proporcionou este vínculo, desde 2010 e que se somou a nós e passou a oferecer, há alguns anos, sua escuta e saber psicanalíticos em Belém.

CPPA

 

Em agosto de 2011 iniciamos um sólido e profícuo trabalho com CPMG para transmissão e formação em Psicanálise em nossa região. Esse trajeto proporcionou a fundação do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA) e sua filiação ao Círculo Brasileiro de Psicanálise.
 
O CPPA congrega hoje cinco sócios em torno de atividades de formação e difusão da Psicanálise que abrangem cerca de cinquenta profissionais cursando a Formação de Psicanalistas. Estamos hoje na terceira turma. É importante ressaltar que novos membros, oriundos da primeira turma, estão se preparando para comporem o quadro de sócios do CPPA em 2019.

Primeira turma

 

A primeira turma de Formação de em Psicanalise foi quase em sua maioria ofertada pelo CPMG (2011) e congregou, profissionais e psicólogos de Belém, mas também vieram candidatos das cidades de Barcarena e Santarém, bem assim colegas de outros Estados, como Amapá e, Rondônia.
 
Vários professores do CPMG vieram ministrar cursos em Belém, oferecidos em forma modular, uma vez ao mês. Estabelecemos mecanismos de comunicação constante entre professores e alunos em supervisão por Skype, mantivemos contato com a coordenação de cursos e realizamos reuniões presenciais tanto em Belém como em Belo Horizonte, passando a frequentar as atividades científicas do CPMG, anualmente nas Jornadas do CPMG. Nossos alunos seguiram a mesma trilha.

 

Esta primeira turma passou no último ano do curso pela transição CPMG-CPPA, já sendo ministrada pela grade curricular do CPPA.

Segunda e terceira turma

 

Em 2015 iniciou-se a 2ª turma de Formação em Psicanálise. Que no momento está no segundo tempo. Estamos na terceira turma do CPPA iniciada em 2018. Em fevereiro de 2019, mais alunos integram a terceira turma.

Filiação

 

Para chegarmos aqui, precisamos nos remetermos ao XXI Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise, em Porto Alegre, em julho de 2015, em que  o Núcleo de Estudo Freudianos (NEF)  delegou à psicanalista Elizabeth Levy a missão de realizar um contato com o Circulo Brasileiro para demonstrar nosso interesse em nos filiarmos. A reunião foi realizada entre Elizabeth Levy, Paulo Roberto Ceccarelli e Ana Cristina Teixeira da Costa Salles com o Presidente do Circulo Brasileiro de Psicanálise (CBP), na pessoa do psicanalista  Ricardo Azevedo Barreto, que, aliás, tem nosso reconhecido agradecimento, pois  se mostrou sempre disponível e bastante solícito em nos ajudar.
 
Na ocasião deixamos firmemente acertados, tanto nosso desejo, como seu apoio para a constituição de uma nova filiada. A partir daí realizamos uma atividade intensa de planejamento para a fundação do CPPA e a oferta de Formação de Psicanalista, em curso a ser regido pelas normas estatutárias, regimentais, princípios e orientação geral próprias, entendendo que a formação psicanalítica se faz no tripé freudiano, estudo teórico, supervisão da prática e análise pessoal. Mais uma vez contamos com o apoio incansável de Paulo Roberto Ceccarelli que com sua experiência nos abalizou rumo à construção do CPPA.

 

A todos envolvidos

Aprendemos muito com o CPMG nestes anos todos: assistimos as aulas em todos os módulos, acompanhamos os candidatos em grupos de estudo e leitura dos textos, bem como criamos grupos de estudos permanentes. Há dois anos mantemos o grupo de estudo da técnica psicanalítica freudiana, sob coordenação da sócia/CPPA, psicanalista Helena Melo Dias. Quanto às turmas, todos nós oferecemos supervisão e já iniciamos os atendimentos na Clinica Psicanalítica do CPPA, sob a direção da psicanalista Helena Dias.
 
Sabemos que não é fácil nosso trabalho, sustentar esta Formação no Norte do país, em momentos tão difíceis em que estamos vivendo, com apenas cinco membros...  Enfim, temos muita disposição, ou melhor, desejo, compromisso e ética como psicanalistas e professores, de honrarmos o nome do Círculo Psicanalítico do Pará  em nome da transmissão da psicanálise no Pará.

Diretoria