Palestrantes confirmados!

Roudinesco_Ceccarelli.png

 

 

delia.jpg

CONFERÊNCIA: A clínica pscanalíticaem tempos sombrios

 

Psicanalista com especialização em Gerontologia (FLACSO e SBGG) possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-SP e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP-IP. Consultora do PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, pesquisadora do NEPE- Núcleo de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento e do Grupo de pesquisas Saúde, Cultura e Envelhecimento, liderado pela Profa Dra Ruth G da Costa Lopes do Programa de Estudos Pós graduados em Gerontologia (PUC-SP), professora do Centro de Estudos Psicanalíticos e professora e coordenadora do curso Psicogerontologia: fundamentos e perspectivas na COGEAE- PUC- SP e professora do curso de especialização em Gerontologia do COGEAE-PUC-SP. É diretora da GER-AÇÕES- Centro de Pesquisas e ações em gerontologia, coordena o Grupo de Estudos de Psicogerontologia e é membro da REDIP- Rede Iberoamericana de Psicogerontologia Grupo Ibero-americano de Psicogerontologia. Atúa principalmente nos seguintes temas: Alzheimer, depressão, cuidadores, demências, acompanhamento terapêutico com idosos, psicanálise e envelhecimento, família . Assesora em políticas Públicas. Livros publicados: Corpo, tempo e envelhecimento e Demências pela editora Casa do Psicólogo e diversos artigos no Brasil e no exterior.

ricardo.jpg

RICARDO AZEVEDO BARRETO (CPS)

 

A Psicanálise no contexto institucional da humanização da assistência em saúde”

 

Psicólogo graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CEPSIC da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Experiência de treinamento no Butler Hospital (RI-USA). Psicanalista. Foi presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (2014-2017). Foi membro do Conselho Administrativo do Hospital São Lucas em Sergipe. É um dos editores da revista Estudos de Psicanálise do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP).Desenvolve trabalhos na área de humanização da assistência articulando Psicologia, Psicanálise, Artes e Humanização.Professor Titular da Universidade Tiradentes (UNIT). 

guiomar.jpg

GUIOMAR ANTONIETA LAGE (CPMG)

 

“Carta às instituições Psicanalíticas: roubada?”

Psicanalista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG. Leciona Metapsicologia 3 e 4 no Programa de Formação de  Psicanalistas do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG. Atual Presidente do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG no Triênio 2017/2020.Sócia do Círculo Brasileiro de Psicanálise – CBP. Sócia da International Federation of Psychoanalytic Societies –  IFPS.

stetina.jpg

STETINA TRANI  DE MENESES  DACORSO (CBP/RJ)

 

“A escuta institucional

 

Psicóloga. Psicanalista (CBP-RJ). Mestrado em Psicanálise - American World University. Mestra em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF. Docente titular do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Coordenadora de cursos e da Formação em Psicanálise do Instituto Brasileiro de Psicanálise, Psicodrama e Dinâmica de Grupo Juiz de Fora- SOBRAP/JF.

helena.jpg

HELENA MARIA MELO DIAS (CPPA)

 

“Concepção de Contratransferência de Pierre Fédida

Psicanalista do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA).  Mestrado (2001) e Doutorado (2007) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Áreas de concentração: Psicanálise e Psicopatologia Fundamental. Temas de interesse: subjetividade, afetividade, método clínico e método psicanalítico. Desenvolve pesquisa sobre psicoterapia psicanalítica em instituição hospitalar. Líder do grupo de pesquisa: subjetividade, afetividade e cuidado em saúde (UEPA). Pesquisadora e líder de grupo do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental (UFPA). Membro de sociedade científica internacional Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF). Diretora Administrativa do Círculo Psicanalítico do Pará.

eliana.jpg

ELIANA RODRIGUES PEREIRA MENDES (CPMG)

 

“A falta que consome

 

Psicanalista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais - CPMG. Ex-Presidente do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais - CPMG no biênio 1997/1999 e no triênio 2011/2014. Leciona Contribuições da Psicanálise à Cultura no Programa de Formação de Psicanalistas do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG. Participante da Comissão Editorial da revista Reverso. Delegada do Brasil frente à International Federation of Psychoanalytic Societies – IFPS. Editora da revista International Forum of Psychoanalysis (IFP, revista da IFPS) para a América do Sul, tendo já feito três números como editora convidada.Vários artigos publicados em revistas e livros no Brasil e no exterior.

anna.jpg

ANNA LÚCIA LEÃO LOPEZ (CBP/RJ)

 

“As diversidades da Clínica Psicanalítica”

Pós-graduada em Psicanálise pela UERJ e em Educação Psicomotora pelo Centro Universitário do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR. Mestre em Pesquisa e Clinica em Psicanalise pelo Instituto de Psicologia da UERJ. Musicista pela Escola de Música da UFRJ e Musicoterapeuta pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Psicanalista e Membro Efetivo do Círculo Brasileiro de Psicanálise seção-RJ desde 2000. Presidente do CBP-RJ (2018/2020), Fundadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos Psicanalíticos da Infância e Adolescência (NEPsI).

juliana.jpg

JULIANA MARQUES CALDEIRA BORGES (CPMG)

 

Psicanálise e Feminicídio: quando as mulheres dizem não

Psicóloga. Psicanalista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG. Leciona Formações do Inconsciente e Metapsicologia  3 e 4 no Programa de Formação de Psicanalistas do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG. Ex-Presidente do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG no Triênio 2014/2017. Vice-Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise – CBP nos Biênios 2017/2019 e 2019/2021. Sócia da International Federation of Psychoanalytic Societies – IFPS. Membro da Equipe Multidisciplinar do Hospital Infantil João Paulo II rede FHEMIG.

cibele.jpg

CIBELE PRADO BARBIERI (CPB)

A violência da palavra: Política, Lei e Verdade

Psicanalista. Psicóloga UFRJ/UFBA. Membro efetivo do Círculo Psicanalítico da Bahia desde 1991. Presidente do Círculo Psicanalítico da Bahia nas gestões 1996/1998, 2005/2008, 2013/2016, 2017/2018. Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise na gestão 2006/2008. Editora da Revista Cógito. Membro do corpo editorial da revista "Estudos de Psicanálise" do Círculo Brasileiro de Psicanálise.

maria.jpg

MARIA LEDA JUCÁ DE SAMPAIO (CBP/RJ)

 

As múltiplas faces da violência cotidiana à criança

Psicanalista do Círculo Brasileiro de Psicanálise do Rio de Janeiro. Coordenadora do Centro de Atendimento psicanalítico do CBP-RJ. Professora do Curso de Formação em Psicanálise do Círculo Brasileiro de Psicanálise seção Rio de Janeiro.

deborah.jpg

DEBORAH PIMENTEL (CPS)

 

“O sujeito contemporâneo e a realidade virtual”

PhD. Membro do Círculo Psicanalítico de Sergipe (CPS).Imortal da Academia Sergipana de Medicina. Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Professora de Habilidades de Comunicação  e Ética Médica na Universidade Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes. Membro do Círculo Brasileiro de Psicanálise.

suely.jpg

SUELY FONSECA PÓVOA (SPCRJ)

(Convidada do CPPA)

 

Reflexões sobre o atendimento psicanalítico por meio de tecnologias

Psicóloga/ Santa Ursula-RJ. Formação Psicanalítica pela Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro /SPCRJ.Membro da SPCRJ. Membro do Núcleo de Estudos de casal e família do SPCRJ. Psicanalista no Pará e Amapá de 00 a 010. Psicanalista. Realiza atendimentos por meio de tecnologias (skype) de 011 até a presente data.

paulo.jpg

PAULO ROBERTO CECCARELLI (CPPA/CPMG)

 

“O pedófilo e seu sofrimento psíquico”

Psicólogo. Psicanalista. Doutor pela Université de Paris VII - Université Denis Diderot (1995), e pós-doutor (Paris VII - 2009). Professor Adjunto IV no Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor visitante convidado pela Université de Bretagne Occidentale - Brest, França  Professor credenciado a dirigir pesquisas de pós-graduação e pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará, Belém. Orientador de Pesquisa e Professor do Mestrado Profissional de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Membro fundador do Réseaux International de Psychopathologie Transculturelle. Pesquisador Associado do LIPIS (PUC-RJ). Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região.  Minas Gerais/CRP-04. Membro de Programa Antártico Brasileiro. Diretor científico do Centro de Atenção à Saúde Mental (CESAME: www.cesamebh.com.br). Fundador e Coordenador do Instituto Mineiro de Sexualidade (IMSEX: www.imsex.com.br)

fernanda.jpg

FERNANDA RIBEIRO DE FREITAS (CBP-RJ)

 

“Identidades de gênero, contexto psicossocial e violência: desafios à prática clínica”

 

Bacharel e licenciada em Letras Português-Francês pela UERJ. Psicanalista e Membro Efetivo e do CBP-RJ, onde leciona na Formação em Psicanálise, bem como em Cursos Livres.

Cofundadora do GTNTrans – Grupo de Trabalho Sobre Neo e Transexualidades: Além do aprofundamento teórico, organização de eventos e publicações científicas, o grupo oferece clínica social voltada a indivíduos trans em situação 

de vulnerabilidade.

Em 2016, ganhadora do Prêmio Benedetti-Conci concedido ao melhor trabalho apresentado por um Candidato no Fórum Internacional da IFPS, em Nova Iorque.

anacristina.jpg

ANA CRISTINA TEIXEIRA DA COSTA SALLES

 

“As mulheres, o amor, a sexualidade e a violência nos tempos atuais”

Psicóloga (PUC/MG). Psicanalista (CPMG). Sócia efetiva do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. Sócia efetiva do Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA). Ministra seminários no CPMG e CPPA. Analista em Minas e em Belém.

elizabeth.jpg

ELIZABETH SAMUEL LEVY (CPPA)

 

“Internet e psicanálise: considerações sobre seus efeitos na forma de subjetivação da criança e do adolescente”

Psicanalista / Sedes Sapientiae/SP, Presidente do Circulo Psicanalítico do Pará (CPPA), Mestre em Psicologia Clinica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA). Coordenadora da Clinica de Psicologia da UNAMA. Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da UFPA. Coordenadora do Projeto de extensão universitária Plantão Psicológico e Contemporaneidade, da Universidade da Amazônia (UNAMA).

vanessa.jpg

VANESSA CAMPOS SANTORO (CPMG)

 

"Preso na rede: comentário sobre os efeitos das redes sociais na subjetividade do adolescente"

Psicóloga. Psicanalista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG. Leciona O homem dos ratos e O pequeno hans no Programa de Formação de Psicanalistas do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG. Ex-Presidente do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG no Biênio 1993/1995. Atual coordenadora da Jornada do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG. Sócia do Círculo Brasileiro de Psicanálise – CBP. Sócia da International Federation of Psychoanalytic Societies – IFPS.

isabela.jpg

ISABELA SANTORO CAMPANÁRIO (CPMG)

 

"Intervenção a Tempo em bebês com Impasses ao Desenvolvimento Psíquico"

 

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Residências médicas em Psiquiatria e Psiquiatria Infantil.  Formação psicanalítica no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Mestrado em Psicologia, área de concentração em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Doutora em Psicologia pelo mesmo programa de pós-graduação da UFMG. Atualmente pós-doutoranda em Psicologia pela USP. Autora do livro: Espelho, Espelho meu. A psicanálise e o tratamento precoce do autismo (2008). Médica Psiquiatra da Infância e Adolescência da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (desde 1996) e preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e em Pediatria do Hospital Municipal Odilon Behrens. Há cerca de 20 anos professora de cursos de formação em Psicanálise no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Publicação de vários artigos na área do autismo infantil. Implantou o projeto: Intervenção a Tempo (atendimento psicanalítico mãe- bebê em risco de constituição do sujeito) desde 2003 na rede municipal de Belo Horizonte, projeto considerado uma das diretrizes em saúde Mental do município de Belo Horizonte (PBH). Consultório particular nas áreas de psiquiatria e psicanálise.

anchyses.jpg

"A sobrevivência da psicanálise no Brasil"

 

Psicanalista e Membro Efetivo do Círculo Brasileiro de Psicanálise - Seção Rio de Janeiro (CBP-RJ), Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP) 2017-21, ex-Presidente do CBP-RJ, coeditor da revista Estudos de Psicanálise,
Médico e Bacharel em Filosofia, Mestre em Medicina (Psiquiatria) e em Filosofia, Doutor em Filosofia, todos pela UFRJ, atualmente Prof. Titular III de graduação e pós-graduação em Psicologia da UNESA.

 

 

(topo)